nossos filmes
2 Comentários
By Tangerina
Em 17, out 2016 | 2 Comentários | Em docs minisséries tv | Por Tangerina
Causando na Rua (2016)
Uma produção Tangerina Entretenimento
Causando na Rua é uma série documental de 13 episódios de 26 minutos.
Cada episódio da série acompanha um grupo, duo ou coletivo que vê na rua o espaço para arte, criatividade e comunicação. Estas ações são definidas como “ativismo artístico”. Cada episódio traz uma reflexão sobre as diversas formas de ressignificação do espaço público através do registro de propostas lúdicas e socialmente responsáveis.
Os documentários foram filmados na cidade de São Paulo e nos municípios de Santo André e Osasco, região metropolitana.
-
uma produção Tangerina Entretenimento
em exibição no canal CINEBRASiLTV
série de TV documental de 13 episódios
26 min por episódio
2016
lançamento 5 de setembro de 2016
-
direção geral Tata Amaral
direção Maria Farkas e Caru Alves de Souza
roteiro Tata Amaral e Henrique Figueiredo
argumento Tata Amaral, Caru Alves de Souza e Eloá Chouzal
pesquisa de texto para cartelas Mari Palumbo
criação de texto para cartelas Sato do Brasil & Mari Palumbo
pesquisa Claudia Priscilla, Luciana Nanci e Priscila Pomerantzeff
fotografia Julia Zakia, Marcos Yoshi e Marcelo Oliveira
operador de câmera Cadu Silva, Fernando Cirillo e Marcel Carneiro
supervisor de montagem Willem Dias
montagem Lillah Hallah, Eduardo Aquino e Olivia Brenga
assistente de montagem e finalização Cadu Silva
música André Whoong
direção de arte Sato do Brasil e Murilo Thaveira
animação Átila Fragozo
som direto André Bellentani, Eder Amarelo e André Caveira
mixagem Pedro Noizyman
produção executiva Rafaella Costa e Pedro Ribeiro
assistente de produção executiva Gui Valentim
direção de produção Stella Rainer
assistente de produção Gustavo Aguiar
boy de set Ewerton Bastos (Dudu)
-
-
-
-
Sinopses dos episódios e galeria de fotos
- Episódio 1
- Episódio 2
- Episódio 3
- Episódio 4
- Episódio 5
- Episódio 6
- Episódio 7
- Episódio 8
- Episódio 9
- Episódio 10
- Episódio 11
- Episódio 12
- Episódio 13
-
Episódio 1 – Viajou Sem Passaporte, 3NÓS3 e TUPINÃODÁ Causando na Rua desde 1979
O episódio de abertura da série conta a história e a atuação dos coletivos que deram origem ao artivismo praticado no espaço público da cidade de São Paulo, com a participação de integrantes dos coletivos Viajou sem Passaporte, 3NÓS3 e TUPINÃODÁ. O episódio estabelece relação entre democracia e ocupação criativa das ruas.
A ação se passa na Praça da Sé e Praça Ramos de Azevedo, ambas no centro da cidade, e Vila Madalena, zona oeste.
Convidados: Suely Rolnik e André Mesquita
-
Episódio 2 – Expedição pela bacia do Rio Saracura por Iniciativa Rios e Ruas
A iniciativa Rios e Ruas faz um passeio pela bacia do Rio Saracura em São Paulo, desde o MASP, por onde passa o rio, até sua nascente. A expedição busca encontrar vestígios de rios canalizados na cidade e tem como lema desenterrar os rios da consciência das pessoas. Para isto, se utilizam de expedientes criativos como pintar as nascentes e trajetos de rios submersos. No passeio, temas como a revitalização destes rios e a abertura deles é discutida com os participantes do passeio e convidados.
A ação se passa no bairro da Bela Vista, um dos mais antigos bairros da região central de São Paulo, e a origem do grupo é na Vila Indiana, zona oeste da cidade.
Convidados: Alexandre Delijaicov, Lecuk Ishida, Newton Massafumi Yamato, Pedro Luiz de Castro Algodoal, Sadalla Domingos e Tania Regina Parma
-
Episódio 3 – Quadro Negro por OPNI
Conhecidos por sua ação “Quadro Negro” – que busca trazer à luz personagens negros importantes para a história do Brasil – grupo OPNI faz uma pintura especial para nossa série que retrata Luiz Gama, advogado que libertou mais de 500 escravos no Brasil. A ação acontece em frente à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no largo São Francisco, onde Luiz Gama foi impedido de estudar por ser negro. Hoje ele foi reconhecido e recebeu o título de advogado, 140 anos após sua morte.
A ação se passa no Largo São Francisco, região central, e a origem do duo é em São Mateus, zona leste da cidade.
Convidados: Roberto Delmanto e Silvio Luiz de Almeida
-
Episódio 4 – Ocupação Leila Khaled por Paulestinos
O duo de artistas visuais “Paulestinos”, através de seus lambe-lambes promove o sincretismo de culturas. Neste episódio, cobre a fachada da ocupação Leila Khaled, de maioria de refugiados sírios e palestinos, para abrir uma discussão sobre a imigração. O imigrante, o que é?
A ação se passa na Liberdade, antigo bairro da região central, e a origem do grupo é na Vila Anglo Brasileira, zona oeste da cidade.
Convidados: André Luiz Sacconato, Paulo Illes, Talal Al Tinawi
-
Episódio 5 – Tapete Manifesto por Galeria Gruta
Através da tradição brasileira do tapete de devoção, feito para o andor com o Cristo passar durante a Semana Santa, o coletivo Galeria Gruta cria o “Tapete Manifesto” para discutir outra tradição brasileira: o assassinato de mulheres.
A ação se passa no Viaduto do Chá, região central e a origem do grupo é no Butantã, zona oeste da cidade.
Convidados: Fernanda Azevedo e Joana D’Arc de Oliveira
-
Episódio 6 – Festival Disco Xepa por Slow Food ComoComo
O grupo Slow Food ComoComo, traz o “Festival Disco Xepa”, ação internacional que, em feiras livres, cria banquetes gratuitos com alimentos descartados pela sua aparência nas feiras livres, para mostrar o alto nível de desperdício alimentar nas cidades.
A ação se passa em Santa Cecília, região central e a origem do grupo é na Vila Anglo Brasileira, zona oeste da cidade.
Convidados: Christiane G. A. Costa, Felipe Cauê Serigatti, Maria Ileide Teixeira Rosa, Valter Rosa, Walter Belik
-
Episódio 7 – Não Pise Nos Mortos por Casadalapa
A Casadalapa é um coletivo de artistas de São Paulo que traz a ação “Não Pise Nos Mortos”, onde desenhos dos contornos de corpos no chão revelam o descaso das autoridades e como a população naturaliza o assassinato nas periferias. A ação discute o alto número de assassinatos cometidos por policiais contra jovens, principalmente de origem negra e de baixa renda.
As ações se passam em Vila Nova Cachoeirinha, zona norte e em Osasco, município a oeste da região metropolitana de São Paulo, e a origem do grupo é na Lapa, zona oeste da cidade.
Convidados: Claudio Aparecido da Silva, Tiago de Toledo Rodrigues, Rogerio Fonseca
-
Episódio 8 – Outras Portas, Outras Pontes por Sansacroma
A companhia de dança Sansacroma, do Capão Redondo, extremo sul de São Paulo traz o espetáculo “Outras Portas, Outras Pontes”, encenado no Terminal Parque Dom Pedro II, lugar de enorme entruncamento de transporte, no centro de São Paulo. O espetáculo traz a arte da dança para os locais e para as pessoas que normalmente não têm acesso fácil à cultura. O tema do espetáculo é o racismo cordial.
A ação se passa no Parque Dom Pedro, distrito da Sé, região central de São Paulo e a origem do grupo é no Capão Redondo, extremo sul da cidade.
Convidados: Djamila Tais Ribeiro dos Santos e Natanael dos Santos
-
Episódio 9 – Dpósito por Coletive Friccional
Com a performance “Dpósito”, Coletive Friccional, um grupo de teatro de Santo André, traz para o centro de São Paulo a discussão sobre a homofobia e a transfobia aos pés da Catedral da Sé. Um dos primeiros trabalhos de Linn da Quebrada.
A ação se passa na Praça da Sé, centro da cidade, e a origem do grupo é em Santo André, município a leste da região metropolitana de São Paulo.
Convidados: Marcia Rocha, Neon Cunha, Saulo Vito Ciasca
-
Episódio 10 – Cartografia Afetiva do Quadrilátero do Pecado por Companhia Pessoal do Faroeste e O Zona
Na performance “Cartografia Afetiva do Quadrilátero do Pecado”, a Companhia Pessoal do Faroeste e o Coletivo Ozona recriam os laços afetivos entre os cidadãos e a região em que moram no centro de São Paulo. Conhecida como “Boca do Lixo” e “quadrilátero do pecado”, os bairros de Santa Ifigênia e Luz abrigam moradores tradicionais e equipamentos culturais de elite como a Sala São Paulo, Pinacoteca do Estado, dentre outros. A ação se contrapõe à ideia de revitalização e reconhece que mesmo em bairros “degradados”, existe vida. É preciso reconhece-la.
A ação se passa no Largo General Osório, divisa entre os bairros de Santa Ifigênia e Luz, e a origem do grupo é em Santa Ifigênia, região central da cidade.
Convidado: Herta Franco
-
Episódio 11 – Pretas Falam por Pretas Peri
No extremo leste de São Paulo, o trio Pretas Peri se reúne no Jardim Miriam para um sarau recheado de cultura afro-brasileira e debates sobre o machismo e o racismo. O grupo afirma a necessidade de descentralização da produção cultural. O episódio reconhece que existe uma dívida histórica das cidades com suas periferias.
A ação se passa no Jardim Miriam e a origem do grupo é no Jardim Camargo, ambos em Itaim Paulista, extremos leste da cidade.
Convidado: Douglas Belchior, Nabil Bonduki, Tula Pilar
-
Episódio 12 – RAP Guarani Mbya por Aldeia Tenondé Porã
A luta pela demarcação das terra indígenas no Brasil é evidenciada através das músicas do grupo “RAP Guarani Mbya”, originário da Aldeia Tenondé Porã em Parelheiros, extremo sul de São Paulo. Reconhecendo a impotância das culturas originais, em 05 de maio de 2016, o Governo Federal assinou a portaria declaratória de demarcação da terra indígena Tenondé Porã. 15.969 hectares de área reconhecidas e seis aldeias Guarani Mbya beneficiadas. Tenondé Porã é a segunda terra indígena demarcada no município de São Paulo. A primeira foi a Terra do Jaraguá, em Junho de 2015.
A performance do grupo é realizada no Pateo do Collegio, sítio arqueológico onde foi levantada a primeira construção da atual cidade de São Paulo e onde a Companhia de Jesus, estabeleceu um núcleo para fins de catequização de indígenas no Planalto.
Convidados: Giselda P. (Gera), Lucas Keese, Tupã Ivan
-
Episódio 13 – Trajetos Urbano encontra Inclusão e Resgate por Raphael Escobar e Love CT
O artista visual Raphael Escobar, com a performance “Trajetos Urbanos”, anda de skate pela cidade e pinta o chão com o dispositivo para mostrar os trajetos do skatista. Encontra-se com a ação “Inclusão e Resgate”, do grupo Love CT (skatistas, moradores de Cidade Tiradentes) que ensina skate como esporte e estilo de vida para crianças aos finais de semana. Discutem as possibilidades do skate não apenas como um esporte mas como uma atitude de ocupação do espaço público pelos jovens.
A ação se passa em Cidade Tiradentes, zona leste, o trajeto foi realizado a partir do bairro Alto do Ipiranga, região sudeste da cidade.
Convidados: André Bogdan, Carlos Alberto de Lima, Giancarlo Marques Carraro Machado
-
Gostaria de saber se é possível ter acesso aos episódios. Trabalho com jovens e gostaria de discutir alguns dos episódios com eles.
Obrigado.
Ricardo -
Olá Ricardo, obrigada pelo interesse
Os episódios podem ser vistos gratuitamente na plataforma da Spcineplay
Fazer um Comentário
Comentários