nossos filmes
No Comments
By Tangerina
Em 28, jul 2023 | No Comments | Em Entrevistas | Por Tangerina
COMO ELAS FAZEM
Entrevistas com cineastas brasileiras sobre o processo criativo na direção audiovisual
-
A premiada diretora Tata Amaral conduz várias entrevistas com cineastas mulheres brasileiras com foco em seus processos criativos. Com sua sensibilidade, a realizadora de “Hoje” e “Sequestro Relâmpago” nos leva ao universo da realização audiovisual através da metodologia de trabalho de cada uma das diretoras focalizadas
uma produção Tangerina Entretenimento em parceria com É NÓIS NA FITA
-
convidadas
NATARA NEY – 18/12, 20H
Formada em jornalismo pela PUC-PE, concluiu o curso de realização audiovisual do Centro Afro Carioca de Cinema. Participou da Flup em três edições, teve contos publicados nas coletâneas Carolinas, Cartas para Esperança e Quilombo do Lima. Associada da APAN desde 2019.
Montadora e roteirista como mais de 20 longas-metragens, 6 séries para tv e diversos videoclipes.
Assinou o roteiro dos documentários: Mistério do Samba, A Última Abolição, Além Hamlet, Divinas Divas, Cafi. Estreia na direção de longas-metragens com os filmes: Cafi, Espero que Esta te Encontre e que estejas bem, Elza Infinita, este último foi premiado no New York Film Festival.EVENTO CONCLUÍDO
JUH ALMEIDA – 28/11, 20H
Juh Almeida, que nasceu na Bahia, e hoje transita entre São Paulo e Rio de Janeiro. Desde 2010 mescla vida e arte expressando-se através do cinema de forma poética, experimental e documental, explorando o seu olhar, vivência e percepção sobre o mundo e tudo que o compõe. Graduou-se no Bacharelado Interdisciplinar em Artes com concentração em Cinema pela Universidade Federal da Bahia, especializou em direção de fotografia pela Bucareste Ateliê de Cinema. Como diretora, Juh Almeida dirigiu e roteirizou curtas metragens autorais “eu, negra”, “Irun Orí”, “Náufraga” e “axé irmãos”. Dirige videoclipes, projetos de ficção, documentários, fashion, ensaístico e artístico. Atualmente é diretora de cena na Pródigo Filmes, onde atua dirigindo comerciais, e também diretora de novelas na Rede Globo, onde assinou direção em Vai Na Fé. Juh acredita na construção de novos imaginários como ferramenta revolucionária e de mudança social.
EVENTO CONCLUÍDOOLINDA TUPINAMBÁ – 22/11, 20H
Indígena do povo Tupinambá e Pataxó Hãhãhãe, Jornalista, curadora, performance, cineasta e ativista ambiental. Trabalha com audiovisual desde o final de 2015, entre documentários, ficção e performance produziu e dirigiu 10 obras audiovisuais próprias e independentes. Foi curadora de diversos festivais e mostra de cinema, entre eles o Festival de Cinema Indígena Cine Kurumin (2020) e (2021) mostra Lugar de Mulher é no Cinema (2020) e (2021) 1º Festival de Cinema e Cultura Indígena – FeCCI 2022. Produtora de duas mostras de cinema: Mostra Paraguaçu de Cinema Indígena (2017) e Amotara – Olhares das Mulheres Indígenas (2021). É Coordenadora do Projeto Kaapora. Coautora do Doc/Especial TV. Falas da Terra. Produção: Estúdios Globo. Comissão Julgadora do Edital nº 02/2022/Spcine – Produção de longas-metragens de baixo orçamento. Estado de São Paulo. Júri do 24 Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental ( 2023).
EVENTO CONCLUÍDO
ELIANA FONSECA – 31/10, 20H
Formada em Cinema pela ECA/USP e como atriz pela EAD/USP, Eliana Fonseca é mestra em Artes da Cena (Celia Helena CAE) e tem especialização em docência no ensino superior (SENAC). Há mais de 40 anos atua. em cinema, teatro e TV nas funções de atriz, diretora e roteirista. Em TV atuou em novelas, dirigiu, atuou e escreveu séries, sitcoms e programas infanto-juvenis como “RATIMBUM” e “CASTELO RATIMBUM”, entre outros. Em cinema, dirigiu e escreveu 5 curtas, entre eles “FRANKSTEIN PUNK” e “A REVOLTA DOS CARNUDOS”, todos premiados em festivais no país e exterior. Está finalizando o sexto longa metragem que dirigiu, “TPM, MEU AMOR!”, com distribuição da Disney. Atualmente é diretora geral da série BUGADOS, exibida pelo Gloob e Globoplay. Há 20 anos é professora de roteiro, direção e direção de atores.
EVENTO CONCLUÍDO
JOYCE PRADO – 24/10, 20H
Joyce Prado é diretora, roteirista e fundadora da Oxalá Produções, empresa focada em conteúdos sobre a cultura e comunidade afro-brasileira e diaspórica. Em 2020, estreia seu primeiro longa, Chico Rei entre Nós (doc, 2020) na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, recebendo Menção Honrosa do Júri e premiado como Melhor Documentário Nacional pela escolha do público.
EVENTO CONCLUÍDO
HELENA IGNEZ – 19/10, 20H
Helena Ignez com mais de 60 anos de produção nas artes cênicas e cinematográficas, realizou mais de 40 filmes como atriz e diretora. Homenageada na Ásia e na Europa, no 20º Fribourg Festival, no 17º Festival of Kerala, no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e na 45ª Mostra de São Paulo (Prêmio Leon Cakoff). Fez seu primeiro filme como atriz do curta “Pátio” em 1959 e inúmeros filmes do Cinema Novo. Dirigiu sete longas e cinco curtas.
EVENTO CONCLUÍDO
DAINARA TOFFOLI – 03/10, 20H
Dainara Toffoli é uma diretora e roteirista formada em Jornalismo pela PUC – RS, que começou a carreira no clássico curta Ilha das Flores, de Jorge Furtado. Logo depois, estreou na direção com o premiado curta Um Homem Sério. Dirigiu filmes publicitários por 17 anos e já esteve à frente de documentários, como ‘Dona Helena’ (2006), e obras ficcionais, com destaque para o longa ‘Mar de Dentro’ (2020), estrelado por Mônica Iozzi. “Daina” dirigiu diversas produções imersas na cultura pop, no universo feminino e nas agendas sociais, como a série ‘Antônia’, da TV Globo (2007); ‘Lili, a ex’, GNT (2016); ‘As Five’, Globoplay (2020 e 2023); ‘Manhãs de Setembro’, Prime Video (2021 e 2022) e ‘De volta aos 15’, Netflix (2022 e 2024). Também criou e dirigiu a série de duas temporadas ‘Amigo de Aluguel’ (2018 – 2019).
EVENTO CONCLUÍDO
CARU ALVES – 26/09, 20H
A primeira entrevistada será Caru Alves de Souza, diretora, roteirista e produtora de São Paulo, graduou-se em História pela USP, e desde 2008 realiza documentários para televisão, curtas, longas e séries de ficção e documentário. Em 2021 foi selecionada para o Máster de Prácticas Escénicas y Cultura Visual no Museo Reina Sofía e seu mais recente longa-metragem de ficção, MEU NOME É BAGDÁ, ganhou o Crystal Bear de melhor filme na Mostra Generation 14 plus do 71º Festival de Berlim.
EVENTO CONCLUÍDO
-
Tata Amaral idealização do projeto, direção, apresentação, condução das entrevistas, roteiro, textos e produção executiva
Sonia Hamburger planejamento Executivo
Beatriz Pereira montagem, produção e redes sociais
Vitoria Teixeira design gráfico
Eloá Chouzal pesquisadora
Gilda Prado assistente de pesquisa
Matheus Guimaraes técnico de videoconferência
Francisco Cesar Filho assessoria de Imprensa
Helena Artimonte Rocca assessoria jurídica
equipe Tangerina Entretenimento
Ariene Pinheiro assistente de produção executiva
Camila Coelho assistente administrativa
acessibilidade
Thalita Passos libras
Kaz Fernandes legendagem descritiva
-
-
Reels Tata
-
“Como Elas Fazem”
TATA AMARAL DIRIGE SÉRIE SOBRE PROCESSO CRIATIVO DE CINEASTAS BRASILEIRAS
A premiada cineasta paulista Tata Amaral inicia em 26/09 as gravações da série “Como Elas Fazem”.
Composta por oito episódios, a produção investiga o processo criativo de cineastas mulheres. Com sua sensibilidade, a realizadora de “Hoje” e “Sequestro Relâmpago” investiga o universo da realização audiovisual através da metodologia de trabalho de cada uma das diretoras focalizadas.
Todas as gravações, que acontecem sempre às terças-feiras, às 20h00, são transmitidas de forma virtual e o público pode participar com perguntas.
Para participar e ter a oportunidade de interagir com essas convidadas é necessária inscrição via o endereço https://www.enoisnafita.com.br/como-elas-fazem/
A primeira convidada, em 26/09, é Caru Alves de Souza, diretora dos longas “De Menor” (2013), vencedor do Festival do Rio”, e “Meu Nome é Bagdá” (2020), eleito melhor filme da mostra Generation do Festival de Berlim.
Em 3/10 é a vez de Dainara Toffoli, diretora das séries “Manhãs de Setembro”, “As Five” e “De Volta aos 15”, do documentário “Dona Helena” e o longa de ficção “Mar de Dentro”.
Depois virão Helena Ignez, Eliana Fonseca, Joyce Prado, Juh Almeida e outros nomes a confirmar.
As gravações devem estar finalizadas até o mês de dezembro. “Como Elas Fazem” está em negociações junto a plataformas de streaming para entrar no ar no início de 2024.
“Como Elas Fazem” é uma produção Tangerina Entretenimento, É Nóis na Fita, ProAc, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.
Atendimento à imprensa
ATTi Comunicação e Ideias
Eliz Ferreira e Valéria Blanco (11) 3729.1455 / 3729.1456 / 9 9105.0441
-
uma produção Tangerina Entretenimento em parceria com É NÓIS NA FITA
Fazer um Comentário